O passado existe em nós

Cecilia Farias
2 min readMar 31, 2021

nem perdão, nem esquecimento

O tempo da Modernidade é uma linha reta, uma seta que corre irreversivelmente pra frente. É uma sucessão de acontecimentos, um após o outro, que traz consigo a ideia de que para as coisas melhorarem é só a gente continuar andando pra frente. A Modernidade compreende o tempo que passa como se, ao passar, ele abolisse o passado antes dele. Acredita realmente que revoluções filosóficas e científicas nos distanciam de tudo que categorizam como trevas.

Tá na bandeira do Estado brasileiro o ápice da temporalidade Moderna (o positivismo): ordem e progresso. Tudo aquilo que não avança no ritmo do progresso é trevas, irracional, conservador. Anda pra frente! Sem olhar pra trás, o pensamento Moderno acha que o passado só sobrevive em museus e livros de história, não na nossa própria carne. Mas não, não se apaga um passado.

Olhemos pra trás como quem olha pro agora, reconheçamos o passado que existe em nós, para assim lidar com fatos que não estão superados. Quando uma coisa acontece, ela faz parte da gente pra sempre. Fingir que o passado não existe não vai nos curar nenhuma ferida. Lembremos dele todos os dias, lembremos do passado como parte constitutiva do nosso presente. E façamos algo com isso.

#ditaduranuncamais

--

--

Cecilia Farias

Investigações linguísticas, políticas e cognitivas. Estudar com música. Fazer podcasts (Punho e Babel). Divulgar ciência e revolução.